Carroça de Mamulengos

Afilhados do Padrinho

Os Afilhados do Padrinho é o novo fruto da Carroça de Mamulengos, nasceu em Juazeiro do Norte-CE, cidade de Nossa Senhora das Dores e do padre Cícero Romão Batista. O nome Afilhados do Padrinho é em sua homenagem.

Em seu balaio sonoro traz xote, baião, marcha, ciranda, carimbo, frevo, samba, guarânia, músicas de autoria de Carlos Gomide, que também assina o cenário, figurino e a direção musical do trabalho.

Intuindo a arte com inspiração do sagrado, o criador dos Afilhados acredita as que as músicas do grupo tem o dom de despertar a emoção para se dançar com alegria, amor e ternura.

Desejando transceder o espetáculo, a Carroça de Mamulengos, há mais de 15 anos, mantém um viveiro de mudas que são distribuídas durante as apresentações, obedecendo o pedido do padrinho Cícero: “todo nordestino deve plantar todo dia uma árvore até o nordeste se tornar uma mata só”, na certeza que esse conselho é presente e atual e se estende a todo planeta.

O grupo também realiza oficinas de alimento utilizando a mandioca, o milho, o amendoim e o trigo na busca de celebrar, junto ao sonho de vida viva, o sonho de fartura. Nas atividade são levados os estandartes do Padre Mestre Ibiapina, Padre Cícero do Juazeiro, Beato Jose Lourenço da comunidade do Caldeirão, Antonio Conselheiro de Canudos, profeta Gentileza e do monge João Maria da região do contestado, pois acredita que esses guias espirituais ensinam o que podemos fazer por nós mesmos.

Assim busca ser os Afilhados do Padrinho, porque assim foi o padrinho dos afilhados. Viva o Brasil, vida viva a homens e mulheres da Terra de Nossa Senhora Aparecida.

Ficha técnica

Concepção e argumento: Carroça de Mamulengos
Direção: Rodolfo Vaz
Direção musical, composição e arranjos: Beto Lemos
Dramaturgia: Raysner de Paula e Maria Gomide
Brincantes: Maria Gomide, João Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide e Ana Gomide
Cenário e figurinos: Wanda Sgarbi
Criação e construção dos bonecos: Carlos Gomide
Assistência de direção: Fernanda Vianna e Juliana Pautilla
Preparação corporal: Marcela Rosa, Juliana Pautilla e Fernanda Vianna
Preparação vocal: Babaya e Isabella Arvelos
Cenotécnia e adereçagem: Carlos Gomide, Francisco Gomide, Antonio Gomide e Camila Polatscheck
Desenho de luz: João Gioia
Sonoplastia: Francisco Gomide
Poesias: Antonio Gomide
Desenhos: Isabel Gomide
Fotografia: Samuel Macedo
Arte Gráfica: Flavia Correia